Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Institucional
Início do conteúdo da página

Institucional

Publicado: Quarta, 23 de Outubro de 2013, 21h35 | Última atualização em Terça, 25 de Abril de 2023, 11h58

Programa de pesquisa Memória da Administração Pública Brasileira

O programa de pesquisa Memória da Administração Pública Brasileira (MAPA) foi criado em 1981, como parte do projeto de modernização do Arquivo Nacional, tendo como principal objetivo atender às áreas técnicas no processo de identificação e organização dos conjuntos documentais sob a guarda da instituição.

Ao longo dos anos, as novas demandas impostas ao Arquivo Nacional exigiram a elaboração de ações voltadas para a administração pública federal, levando o grupo responsável pelo MAPA a assumir outras frentes de trabalho, em constante diálogo com as atividades desenvolvidas pela instituição.

Suas atribuições envolvem a reunião e a sistematização de informações relativas à história da administração pública do período colonial até os dias atuais, organizadas por meio de metodologia própria, que retrata a dinâmica administrativa e suas constantes transformações. O resultado deste trabalho é disponibilizado por meio de uma base de dados, integrada ao Sistema de Informações do Arquivo Nacional (SIAN), que oferece o registro rigoroso e padronizado da estrutura do governo central e do Poder Executivo federal em diversos momentos históricos, permitindo, ainda, recuperar a trajetória das funções públicas e de sua relação com os órgãos e entidades que as exerceram – elementos considerados fundamentais para o tratamento da documentação produzida e acumulada por instituições públicas.

Além disso, o trabalho do MAPA busca suprir a crescente demanda de estudos sobre a história do Estado nacional e a evolução de suas políticas públicas. Para tanto, o grupo disponibiliza seus estudos e pesquisas por meio de diferentes meios de divulgação, publicações impressas e virtuais e o Dicionário da Administração Pública On-Line, lançado no segundo semestre de 2011 junto com a página do MAPA na internet.

 

Fim do conteúdo da página