Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Publicações > Cadernos MAPA > A Secretaria de Estado dos Negócios da Fazenda e o Tesouro Nacional
Início do conteúdo da página
Cadernos MAPA

A Secretaria de Estado dos Negócios da Fazenda e o Tesouro Nacional

Publicado: Quinta, 07 de Dezembro de 2017, 15h16 | Última atualização em Terça, 20 de Fevereiro de 2018, 17h04 | Acessos: 5751

Caderno MAPA n. 9

Fábio Campos Barcelos

Gratuito

Ano de publicação
2014
Versão disponível
Digital
 

Visualizar e-Book

 


 

 

Sinopse

O novo número da série de publicações virtuais Cadernos MAPA trata da trajetória singular da Secretaria de Estado dos Negócios da Fazenda e do Tesouro Nacional, a partir do estabelecimento do Erário Régio e do Conselho de Fazenda no Brasil em 1808. O trabalho analisa as estruturas administrativas que compuseram a organização fazendária no Brasil e as principais reformas empreendidas no período imperial, atentando para a dimensão de construção do Estado independente, bem como o cenário econômico em que se desenrolou tal processo.

Em 2011, a equipe MAPA, buscando uma forma diferenciada de divulgar os resultados do projeto Política e administração: a genealogia dos Ministérios Brasileiros passou a veicular o material na série de publicação virtual Cadernos MAPA. Dedicando diferentes volumes a cada uma das secretarias de Estado atuantes no período imperial, com a “A Secretaria de Estado dos Negócios da Fazenda e o Tesouro Nacional” encerramos esta etapa do projeto.

Além do texto sobre a trajetória da administração fazendária central, este trabalho possui em seu anexo um extenso conjunto de planilhas, onde estão registradas alterações na estrutura e na competência dos diferentes órgãos e outras informações relativas a cada uma das repartições que compuseram a estrutura do Tesouro Nacional desde 1822. Por fim, o trabalho conta também com organogramas e um quadro com o nome dos titulares da Secretaria de Estado dos Negócios da Fazenda e do Tesouro Nacional.

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página