Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Publicações > Cadernos MAPA > A Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha (1822-1891)
Início do conteúdo da página
Cadernos MAPA

A Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha (1822-1891)

Publicado: Quinta, 07 de Dezembro de 2017, 15h16 | Última atualização em Terça, 20 de Fevereiro de 2018, 17h00 | Acessos: 4796

Caderno MAPA n. 8

Felipe Pessanha de Almeida

Gratuito

Ano de publicação
2014
Versão disponível
Digital
 

Visualizar e-Book

 


 

 

Sinopse

O novo volume da série de publicações virtuais Cadernos MAPA tem por objeto a Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha, instalada em 1808 com a vinda da família real portuguesa para o Brasil. Neste oitavo número, é possível acompanhar a instituição da Marinha como uma área de governação distinta  dos chamados negócios ultramarinos, bem como a trajetória da estrutura administrativa que se organiza a partir da independência do país.

Parte do projeto Política e administração: a genealogia dos ministérios brasileiros, o trabalho A Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha (1822-1891) segue o modelo apresentado nas publicações desta série, com um texto onde se faz uma breve análise de sua organização administrativa ao longo do século XIX. Além disto, são apresentadas planilhas e organogramas que procuram oferecer um quadro das transformações desta Secretaria de Estado e de suas repartições administrativas, recuperando informações como suas datas de criação, extinção, alterações de competência etc. Por último, há ainda um quadro de ministros que ocuparam a Secretaria durante o Império.

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página