Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Publicações > Assuntos > Produção > Publicações > Biografias > Vicente Navarro de Andrade, barão de Inhomirim
Início do conteúdo da página

Vicente Navarro de Andrade, barão de Inhomirim

Acessos: 2530

Nasceu em Guimarães, distrito de Braga, Portugal, em 26 de fevereiro de 1776. Era irmão de João de Campos Navarro e Joaquim Navarro de Andrade, professores da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Também formou-se em Medicina pela Universidade de Coimbra, exercendo a profissão em Portugal. Em 1804 recebeu uma oferta de bolsa do governo português para realizar estudos médicos em Paris, onde permaneceu por sete anos. Desembarcou no Rio de Janeiro em 1811, sendo encarregado pelo príncipe regente, d. João, a elaborar um projeto de reforma do ensino médico, publicado em 1812 com o título “Plano de Organização de uma Escola Médico-Cirúrgica”, que não obteve aprovação. Foi nomeado à cadeira de higiene, patologia e terapêutica, criada por decreto em 26 de abril de 1813. Diretor da Academia Médico-Cirúrgica do Rio de Janeiro a partir de 1821, licenciou-se do cargo por ocasião da abdicação de d. Pedro I, em 1831. Seguiu inicialmente para a França, deslocou-se para Portugal e, finalmente, voltou para o Rio de Janeiro. Com a morte de sua esposa retornou definitivamente para a França. Médico da Imperial Câmara, dignatário da Ordem da Rosa, oficial da Ordem do Cruzeiro, comendador da Ordem de Cristo, foi agraciado com o título de barão de Inhomirim (1826). Morreu em Paris, em 23 de abril de 1850.

 

Bibliografia
Diccionario biographico de brasileiros celebres: nas letras, artes, politica, philantropia, guerra, diplomacia, industria, sciencias e caridade desde o ano de 1500 aos nossos dias. Rio de Janeiro: Eduardo & Henrique Laemmert, 1871.

BLAKE, Augusto Victorino Alves Sacramento. “Vicente Navarro de Andrade”. In: Dicionário bibliográfico brasileiro. Rio de Janeiro: Typ. Nacional, 1883-1902. 7 v. Vol 7. Disponível em:<https://goo.gl/doRnJy> Acesso em : 25 jun de 2015.

Fim do conteúdo da página